#contadorlifestyle - Sono, cadê você?

06/02/2018

Sono, cadê você?  

Pense nas 10 pessoas mais próximas de você. Pelo menos 3, ou 4 delas tem um problema grave em comum chamado Insônia. Isso é o que nos diz um estudo da OMS (Organização Mundial da saúde) que aponta que mais de 30% da população mundial sofrem com problemas relacionados ao SONO.


Mito ou Verdade.

1 - Tirar um cochilo durante o dia melhora a performance.

2 - Tomar Drinks para dormir melhora a qualidade do sono.

3 – Tirar o sono atrasado compensa as noites mal dormidas.

Façam suas apostas:

1 – Cochilo durante o dia:
 Verdade. Um cochilo durante o dia após o almoço é indicado sim e pode aumentar a sua produtividade. Mas, não exagere, se ultrapassar 40 minutos tem impacto direto no seu sono da noite.

2 – Drinks para dormir:
Mito. O álcool da uma sensação de moleza em um primeiro momento. No entanto, esse é um efeito falso provocado pelo início da embriagues. Isso acontece por que as bebidas alcoólicas como vinho, cerveja, whisky e vodka são estimulantes o que atrapalha a qualidade do sono.

3 – Tirar o sono atrasado:
Mito. O sono atrasado não fica acumulado no cérebro. Existe um processo minucioso e complexo que acontece em todas as noites durante o sono o que chamamos de sono reparador. Uma verdadeira faxina orquestrada pelo nosso cérebro para colocar a casa em ordem. Após 24h da privação do sono, os malefícios não são mais compensados adequadamente. Nada de deixar para tirar o atraso amanhã, nas férias, ou, no final de semana. O melhor dia para dormir bem é hoje.

 

Será que noites mal dormidas podem lhe prejudicar mesmo?

Se você faz parte dos 30% da população mundial com problemas relacionados ao sono. Senta, pega uma agua, respire fundo que o assunto é sério.

Prejuízos a curto prazo:

  • Mau Humor;
  • Aumento nos níveis de Stress;
  • Hipervigilância com situações não ameaçadoras;
  • Visão embaçada;
  • Alucinações;
  • Problemas cognitivos de memória, concentração e racionalização;
  • Queda na capacidade de aprendizado de até 40%.

Cada tópico desse daria uma matéria completa. Sabe aquela pessoa que convive contigo diariamente, que normalmente é um amor de pessoa, mas do nada se transforma em um ser mal-humorado, ranzinza e chato?
Na maioria esmagadora das vezes, isso está relacionado ao sono.

Você anda se esquecendo de coisas básicas, com dificuldade para guardar novas memórias e de focar ou se concentrar em algo importante?

É meu amigo (a), reveja sua rotina de sono. O segredo pode estar lá!

 

Danos a médio e longo prazo

“Não há saúde sem sono.” José Cippola Neto – Professor de Fisiologia do instituto de ciências biomédicas da USP.
A privação do sono aumenta drasticamente as chances de:

  • Distúrbios cardiovasculares;
  • Distúrbios neurológicos;
  • Distúrbios gastrointestinais;
  • Problemas com respiração.

Acho que assim como eu, você está cansado de ler matérias que falam de nomes dos quais você não conhece. Então vamos traduzir esse monte de distúrbios aí e lhe passar o português claro com alguns exemplos:

  • Câncer;
  • Alzheimer;
  • Parkinson;
  • Diabetes;
  • Infarto;
  • Obesidade;
  • Depressão;
  • Problemas no coração;
  • Problemas nos pulmões;
  • Problemas nos rins;
  • Problemas no cérebro;
  • Imunidade baixa – o que significa uma porta enorme aberta para toda e qualquer doença na face da terra.

Sabe aquelas noites mal dormidas inofensivas que tivemos a vida inteira e nunca nos disseram o real impacto que causaria? Pois é. Ah, e nem preciso dizer depois desse monte de exemplos que a expectativa de vida de uma pessoa que não dorme bem diminui e muito.
 

Quais os Benefícios de um bom sono.

O Professor da USP e doutor em ciências biomédicas Sr. José Cippola Neto que corroborou com esse artigo resumiu muito bem dizendo “É uma condição essencial para a vida humana.”

Vou lhe revelar alguns segredos do que acontece contigo enquanto está dormindo. Para começar, você sabia que o seu cérebro está muito mais ativo durante o sono do que quando você estava acordado? Vou lhe explicar o porquê.

Durante o sono o cérebro limpa as células neurodegenerativas, tecidos se regeneram, as células sintetizam proteínas e os hormônios do crescimento são liberados. É ai também que acontece o rejuvenescimento e reorganização. O cérebro repassa e armazena os eventos do dia fazendo a consolidação de novas memórias e eliminando o que é descartável. É onde se aprende, lembra e aprimora tarefas físicas.

O sono te ajuda a viver mais, a perder peso, previne milhares de doenças, fortalece as defesas do seu corpo e a lhe dá condições para ser mais feliz.

 

Quer alguns benefícios mais claros? então toma:
 

  • Melhora no desempenho sexual

Uma noite bem dormida mantém os níveis de testosterona altos, previne problemas de ereção e garante que você nunca fique exausto demais para o sexo.

  • Diminui Stress e ansiedade

Aumenta a capacidade de lidar com as situações adversas do dia a dia e controla os níveis de ansiedade.

  • Melhora a vida profissional

Melhora a concentração e melhora do desempenho cognitivo. Em outras palavras, com noites bem dormidas você fica mais alerta, com respostas mais rápidas, busca com maior facilidade informações na memória e encontra soluções mais inteligentes para os problemas.

  • Melhora no Humor

A melhor receita para acordar se sentindo brilhante, otimista e com a sensação de que seu dia será fantástico, é uma boa noite de sono. No entanto, não adianta esperar resultados todos os dias sobre algo que você faz só de vez em quando. Os resultados só aparecem se você estabelecer uma rotina de sono de qualidade.

  • Aumento na tolerância a dor

Essa é uma sugestão de um estudo de 2012 da revista Sleep. Não está claro por que uma boa rotina de sono leva a mais tolerância à dor, mas resultados semelhantes em outros estudos sugerem que uma longa noite de sono é um analgésico potente.

  • Melhora nos relacionamentos afetivos

Se dormir melhor vai melhorar o seu humor, sua capacidade de lidar com problemas, seu raciocínio, sua memória, seu desempenho sexual e sua capacidade de se sentir fantástico consigo mesmo, como acha que isso reflete nos relacionamentos afetivos? Quer melhorar seu relacionamento? Vá dormir.

 

Espero que logo após essa leitura você não veja a hora de ir para casa e ter uma bela noite de repouso. Aliás, você só se recordará dessa matéria se dormir o suficiente para que o seu cérebro guarde as memórias que realmente foram relevantes no seu dia. Em breve, uma matéria repleta de dicas sobre como dormir melhor, como lidar com a insônia, e o por que na maior parte dos casos não é aconselhável o uso de medicamentos.

Mesmo se estiver lendo isso durante o dia, tenha uma ótima noite e até a próxima.