#contadorlifestyle - Mais pés descalços

29/01/2018

Mais pés descalços.

 Aí vai uma dica excelente para revitalizar suas energias e começar a semana a todo vapor. Mais contato com a natureza.

 Quanto tempo faz que você não reserva um tempinho para sair com a sua família, amigos ou mesmo sozinho para pisar na grama descalço, tomar um pouco de sol e respirar um pouco de ar puro de verdade?

Não estamos falando de viagens a paraísos tropicais, embora seja fantástico, teremos um post dedicado exclusivamente a isso. A ideia nesse momento é pura e simplesmente se conectar com a natureza, seja lá onde você estiver.

Agora veja o que o simples fato de aplicar essa dica na prática pode impactar diretamente no seu dia a dia.

 1 - Melhora no Humor

 Imagine só a sua segunda feira iniciando muito mais bem-humorada.

 Ficar exposto ao sol por um período de 15 minutos nos horários de menor risco fará com que você tenha a produção Vitamina D que além de estar relacionada a redução do risco de desenvolver câncer, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e diabetes vai bater diretamente na melhora do seu humor.

Por ser capaz de provocar relaxamento dos vasos sanguíneos, ela também melhora a circulação sanguínea e diminui a pressão arterial.


2 - Qualidade do Sono

A luz solar não é uma ótima influência apenas no que diz sentido à produção e absorção de vitamina D; na verdade, o hormônio melatonina, que é responsável por regular o nosso relógio biológico, precisa de luz para ser produzido. Se você tem problemas para dormir cedo e acordar cedo, adivinha o que pode ser uma boa ajuda? Isso mesmo: tomar sol.
 

3 – Aumento de Foco

Um estudo realizado pela Universidade de Wisconsin revelou o que para muita gente já era óbvio: passar um tempo em contato com a natureza, de preferência sem interferências tecnológicas, é uma ótima forma de deixar os problemas e o estresse de todo dia em segundo plano. Dessa forma, ficamos mais focados e conseguimos realizar nossas tarefas de um modo melhor.

 

4 - Remédio para o Estresse

Um estudo holandês revelou que passar tempo na natureza e realizar tarefas relacionadas a ela, como cuidar de um jardim ou de uma horta, é um melhor combatente do estresse.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores observaram as respostas de dois grupos de voluntários, que realizaram atividades estressantes e, em seguida, tiveram um tempo de descanso.

Um grupo de pessoas foi instruído a ficar em um ambiente fechado, lendo, enquanto outro deveria realizar atividades de jardinagem durante 30 minutos. Os jardineiros não apenas relataram um estado de humor melhor do que os leitores, como ainda tiveram registros de queda de produção do cortisol, substância conhecida como “hormônio do estresse”.

 

5 - Tranquilizante Natural

Respirar ar fresco ajuda a regular os níveis de serotonina e, consequentemente, promover sensações de felicidade e bem-estar. Além do mais, o ar “puro”, encontrado em ambientes naturais tem um efeito ainda mais relaxante em nosso corpo. O ar de ambientes não poluídos, como uma cachoeira em um lugar afastado, aumenta a amplitude das ondas cerebrais, o que cria um efeito tranquilizante imediato.


6 - Mais Energia e Alegria

Como pisar na terra de pés descalços pode te ajudar a ter mais energia e se tornar uma pessoa mais alegre?

Uma pesquisa feita pela Universidade do Colorado revelou que uma bactéria inofensiva, encontrada no solo, pode agir como uma espécie de antidepressivo natural.

Isso acontece porque o tal microrganismo nos faz produzir mais serotonina, aquele mesmo neurotransmissor sobre o qual falamos no item anterior. A mesma bactéria parece também fazer bem ao nosso sistema imunológico. É claro que, em regiões muito poluídas, a dica de mexer na terra não vale, mas criar uma pequena horta em casa, por exemplo, é sempre uma boa ideia.

Desliga esse celular, tire os sapatos, coloque uma roupa bem leve, junte as pessoas que você ama e encontre um belo lugar, aí pertinho de você, pode ser uma praça, um bosque, um camping, uma praia, uma horta coloque os pés descalços no chão e sinta o que de melhor a vida tem a lhe oferecer.

Ah, e é de graça!